Temperatura


Na física atual, a temperatura é um conceito secundário, uma manifestação do conjunto de partículas (elétrons, íons, átomos neutros, moléculas) que formam um gás. Na Mecânica Estatística a temperatura é proporcional à energia média das partículas. Por exemplo, em um gás composto por um único tipo de partículas e em completa liberdade de movimento (quer dizer, sua única energia é cinética) a relação é a seguinte
0,5 m v = kBT ,

onde m é a massa de uma partícula, v é a velocidade média, kB é uma constante chamada de Boltzmann e T é a temperatura do gás.

Com esta definição, a temperatura quase zero absoluto do espaço exterior, não produziria as mesmas consequências que iria produzir, no nível do mar. Por qué? Porque para influenciar um corpo, o gás deve interagir. Se a densidade do gás é muito baixa, como acontece no espaço, relativamente poucas partículas interagirão e assim não haverá intercâmbio de calor. Portanto o corpo não esfriará/esquentará. A atmosfera da Terra tem umas 2,7 x 1019 partículas por cm3. Na superficie do Sol, a densidade passa de 1014 por cm3 na Fotosfera a 109 por cm3 na Coroa.

Se o gás tem mais de um tipo de partículas, pode acontecer que não estejam no equilíbrio termodinâmico e assim cada espécie pode ter uma temperatura diferente. Este é o caso da Coroa que está formada por diferentes tipos de íons e um grande número de elétrons, cada um deles com diferente temperatura, sendo referida unicamente a temperatura eletrônica. Também pode acontecer que as diferentes espécies de partículas não estejam em equilíbrio, nesse caso a noção de temperatura perde sentido (essas partículas são ditas supratérmicas.
Guillermo Giménez de Castro, protegido bajo Licencia Creative Commons. Última revisión: 21/08/2011


Creative Commons License 2012: A Hora Última por Guillermo Giménez de Castro está licenciado bajo una Licencia Creative Commons de Reconocimiento No Comercial Sin Obras Derivadas 3.0
Diseño y Arte: José Martín Torres y Guadalupe Torres.